Ir diréctamente al contenido

Já é um membro? Entre com seu login e senha

FAQ

Data de publicação 05/01/2018

PRINCIPAIS DÚVIDAS:

 

1. O que é um estágio?

Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. 

 

2. O que é uma IES (Instituição de Ensino Superior)?

As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma (1). Federal, (2). Estadual ou (3). Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade. Já as IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro.

 

3. O que é um Agente de Integração?

São Instituições privadas que agem intermediando o estágio entre as empresas e as instituições de ensino.  Esses agentes podem identificar oportunidades de estágio, ajustar suas condições de realização, fazer o acompanhamento administrativo e encaminhar a negociação de seguros contra acidentes pessoais.No caso do Programa Universitário-Empresas o Agente de Integração do Programa é a Universia Brasil (SA) empresa do Grupo Santander.

 

4. O que é um TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?

O TCE é um documento celebrado entre o Agente de Integração, o Aluno, a Empresa concedente e a Instituição de Ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, a modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar. 

 

5. Qual é o papel da empresa no Programa? 

Proporcionar para os estagiários os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento supervisionado pelo gestor da empresa.

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

 

6. O que é necessário para participar do Programa?

A participação no Programa é limitada as primeiras 1.200 vagas de estágio em empresas clientes do Banco Santander, desde que possuam as características abaixo descritas:

  • Correntista do Banco Santander com CNPJ regular na Receita Federal;
  • Pagamentos em dia de produtos de crédito e empréstimos;
  • Faturamento anual cadastrado no banco acima de R$ 1,2 MM e abaixo de R$ 78 MM;
  • Posse de produtos ativos de pagamento e recebimento, tais como: Cobrança, Pagamento a Fornecedores e Aquirencia, ou Folha de pagamento ativa no Santander, com pelo menos 10 CPFs únicos de funcionários cadastrados.

Caso haja a desistência de alguma empresa, esta será substituída por outra que atenda os critérios pré-estabelecidos e de acordo com a data e hora da inscrição (ordem de chegada).

 

7. Como é realizada a inscrição?

Para participar do Programa, as empresas interessadas devem acessar o Portal do Programa Universitário-Empresas (programa_empresas.universia.com.br), preencher os dois formulários sobre a empresa e clicar em “Salvar”, em seguida preencher o formulário da vaga e clicar em “Publicar”. Consideramos inscrição completa, aquela que estiver com as informações completas/corretas da empresa e da vaga de estágio desejada.

 

8. Tenho mais de uma empresa, posso cadastrar todas no Programa?

Se as demais empresas possuírem CNPJs diferentes, podem se cadastrar e participar dessa iniciativa.

 

9. O que acontece após a inscrição da empresa no Programa?

Após a inscrição, todas as Empresas serão avaliadas de acordo com os critérios (item 6) e receberão um retorno em até 5 dias úteis, pelo e-mail cadastrado.

 

10. Em caso de reprovação, o que fazer?

Entrar em contato com o Gerente da Conta Empresa (Jurídica) e verificar o motivo da reprovação.

 

11. Em caso de desistência após a inscrição, o que fazer?

Contatar o suporte do Programa, informando a desistência e o motivo. 

 

SOBRE O ESTÁGIO DO PROGRAMA:

 

12. Qual o valor da Bolsa Auxílio?

A Bolsa auxílio é de R$882,00 por mês. Neste valor estão inclusos bolsa auxílio mensal, auxílio transporte e recesso remunerado. 

 

13. O estagiário terá Vale Refeição?

Não, por ser um estágio de 4 horas não dispõe de Vale Refeição. 

 

14. O estagiário deverá registrar sua presença em ponto eletrônico na empresa? Como será feito o controle de presença do estagiário?

No estágio não é necessário registro de ponto eletrônico, devendo ser respeitado o horário acordado no Termo de Compromisso de Estágio.

Em caso de desistência/abandono nos avise imediatamente através da caixa jurídica do Programa.

 

15. A empresa deve realizar algum registro na carteira de trabalho ou incluir o aluno na Folha de pagamento da empresa?

Não, o que formaliza o estágio é o TCE, não sendo necessário registro em carteira de trabalho. Em relação a folha de pagamento, também não é necessário, uma vez que quem realizará o pagamento da bolsa será o Agente de Integração, diretamente na conta corrente do estagiário.

 

16. Como e quando é feito o pagamento da Bolsa Auxílio ao estagiário?

O pagamento da bolsa auxílio + auxílio transporte (R$882,00) são feitos pelo Agente de Integração, na conta corrente indicada pelo estagiário, em até 5 dias úteis, após 30 dias trabalhados, que serão contados a partir da data de início de estágio estipulada no TCE - durante os 4 meses de estágio (ou durante os meses trabalhados – em caso de finalização de estágio antes dos 4 meses previstos).  

 

17. Haverá antecipação do auxílio transporte ao aluno?

Não. Conforme informado no ítem 16, o pagamento do auxílio transporte será realizado juntamente com a bolsa auxílio, em até 5 dias úteis, após 30 dias trabalhados, que serão contados a partir da data de início de estágio estipulada no TCE.

 

18. Onde ficará o comprovante de pagamento do meu estagiário?

O estagiário terá acesso ao Holerite do Programa em sua conta corrente, através do Internet Banking, acessando opção: Utilidades > Informes/Consultas > Holerites/Contracheque (após a realização do pagamento em conta – 30 dias após o estágio, até o 5º dia útil do mês).

 

19. Qual é o período do estágio?

O estágio terá duração de 04 (quatro) meses, incluindo o período proporcional de recesso, com carga horária de 04 (quatro) horas por dia.

 

SOBRE O PORTAL:

 

20. Caso não estiver conseguindo realizar a inscrição no Programa através do Portal o que devo fazer?

Entre em contato e informe o problema, através do e-mail: 

universitarioempresas@santandernegocioseempresas.com.br ou dos telefones: (11)3553-8983/3610

Para o melhor funcionamento do portal, utilize os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. 

 

21. Fiz a inscrição da empresa, mas não publiquei a vaga, como público agora?

A empresa deve acessar o Portal do Programa, com os dados de acesso criados no momento do cadastro e clicar em "Publicar vagas", preencher o formulário da vaga completamente/corretamente e clicar em Publicar. 

 

22. Fiz a inscrição da minha empresa e publiquei a minha vaga, porém consta como “pendente de publicação”, o que devo fazer?

Se o seu registro for recente a sua vaga só será aprovada após a análise do Banco e a empresa deve aguardar o comunicado de aprovação/reprovação para o Programa (que será enviado em até 15 dias úteis após a sua inscrição).

Caso a empresa já esteja aprovada (recebeu o comunicado informando que a vaga foi publicada) e a vaga consta como pendente, entre em contato para verificarmos o que ocorreu.

 

23. Quais são os meus dados de acesso?

A empresa cria o Nome de Usuário (e-mail) e Senha no primeiro formulário de inscrição, que uma vez salvos, já ficam computados no sistema e devem ser utilizados para acessar o cadastro da empresa. 

 

24. Esqueci meus dados de acesso, o que devo fazer?

A empresa deverá clicar na opção “Lembrar senha” que está logo abaixo da caixa de Login e informar o e-mail cadastrado no Portal, para receber os dados de acesso.

Caso o e-mail informado não seja o cadastrado, o sistema não reconhecerá e será necessário informar o Suporte do Programa. É importante sempre verificar a Caixa de lixo ou Spam dos e-mails. 

 

25. Onde visualizo os CVs dos candidatos interessados?

Uma vez que a vaga é aprovada, a mesma ficará ativa para inscrição dos alunos interessados. A empresa poderá acompanhar os CVs dos inscritos, acessando o portal com os seus dados de acesso criados no cadastro e clicando em "Ver minhas vagas" > "Candidaturas" > Clique no link azul, onde mostra o número de candidaturas e clique no nome de cada aluno para visualizar o CV.

 

26. Onde visualizo o Regulamento do Programa?

O Regulamento do Programa consta no Portal onde a empresa realizou a inscrição, no menu “Regulamento Empresas” no topo da página, ou clique aqui.

 

27. Onde a vaga ficará disponível para os alunos após a aprovação/ativação?

As vagas do Programa ficarão disponíveis no Portal do Programa para o acesso dos alunos através do link: http://programauniversitario.universia.com.br . É possível realizar buscas no site (campo de busca) através da cidade, estado ou o nome da empresa que publicou a vaga. Para cada empresa há um link específico que pode ser solicitado através da caixa jurídica do Programa, para que também a empresa possa divulga-la em seus canais.

Caso queira pesquisar a sua vaga, clique no campo de busca e escreva o nome da sua empresa, título do estágio e/ou Cidade/Estado.

 

28. Posso editar a minha vaga depois de cadastrada ou depois de aprovada?

Sim, acessando o Portal e clicando em "Ver minhas vagas" > "Ação" > clicar no ícone de Edição, ao editar, clicar em "Publicar". Caso a vaga seja editada, é necessário informar o suporte do Programa, para reativar a mesma. 

Para as vagas que já foram aprovadas, recomendamos que edite se realmente for necessário, principalmente se desejar modificar o perfil. A empresa tem 15 dias para realizar todo o processo de seleção e isso implicará no atraso do processo.

 

29. Posso alterar os meus dados de acesso (nome de usuário e/ou senha)?

A empresa pode alterar os dados de acesso, bem como dados já cadastrados, utilizando as opções “Alterar senha” ou “Alterar dados”, após acessar o Portal com os dados de acesso atuais, na opção “Minhas Ferramentas” do Portal.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DO ESTAGIÁRIO:

 

30. Quem fará a seleção do estagiário?

A seleção do estagiário seja realizada pela própria empresa que divulgou a vaga.

Lembrando que o estagiário deverá realizar o estágio dentro da área do seu curso, em atividades que tenham ligação direta com os conteúdos observados em sala de aula. Exemplo: Estágio Administrativo, devem ser realizados por alunos que cursam nesta área: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e etc.

 

31. Posso indicar um candidato para a vaga? O que é necessário?

A empresa pode indicar um candidato para a vaga que não esteja inscrito no Portal do Programa, porém, o mesmo deverá acessar o link da vaga da sua empresa e realizar a inscrição, através do Portal: 

http://programauniversitario.universia.com.br

 

32. Quanto tempo a Empresa terá para realizar todo o processo de seleção e indicar o finalista para sua vaga?

A empresa terá 15 dias para realizar todo o processo de seleção e informar o candidato finalista, a partir do comunicado enviado pelo Programa, confirmando a aprovação/ativação da vaga no Portal.

 

33. Caso a empresa não cumprir o prazo estipulado para a indicação, ou não for possível cumprir o prazo, o que deve ser feito?

Caso a empresa não cumprir o prazo estipulado para a indicação do finalista (15 dias) a empresa poderá ser desclassificada do Programa. Por isso, é importante nos avisar antes do prazo encerrar (com antecedência) para analisarmos o caso e possivelmente prorrogarmos a vaga por mais alguns dias.

 

34. Se os currículos recebidos pelo Portal do Programa não estiverem aderentes ao perfil que a empresa está buscando, ou se não tiverem CVs suficientes para análise, como devemos proceder?

A empresa deve nos avisar com antecedência (antes do prazo estipulado para a indicação encerrar), para podemos auxiliá-los, reforçando a divulgação da vaga. Caso não identifique candidatos adequados no Portal do Programa (seja por perfil, região distante, entre outros), poderá fazer o recrutamento direto em outras fontes – Ex.: base própria de currículos, indicações, etc.

Nestes casos, pedimos que orientem o candidato finalista a se inscrever na respectiva vaga através do Portal do Programa (http://programauniversitario.universia.com.br)

 

35. Candidatos de Cursos Técnicos, Ensino Médio ou Pós-Graduação poderão participar deste Programa?

Não, para este Programa são elegíveis apenas alunos matriculados em curso superior de graduação (tecnólogo, bacharel ou licenciatura).

 

36. O que fazer após selecionar o estagiário?

Informar o candidato sobre a sua aprovação no processo e preencher o formulário através da URL: goo.gl/tE3KeZ com todos os dados completos. Aguardar informações sobre os próximos passos em até 48h úteis.

 

37. Quem é responsável pela formalização do TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?

Após receber o finalista, o Agente de Integração iniciará o processo de formalização do TCE. O KIT ADMISSIONAL, será enviado via e-mail para o candidato e para a empresa. Nele constará o TCE e informações sobre as demais documentações a serem entregues.

 

38. Quem deve assinar o TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?

O TCE é assinado pelo Agente de Integração (já é enviado ao candidato com a assinatura digital), o Aluno, a Empresa e a IES, respectivamente.

 

PERÍODO DE ESTÁGIO PELO PROGRAMA:

 

39. Quando o estagiário poderá iniciar as atividades?

O estagiário deve iniciar na data indicada no TCE. Porém, ele só poderá iniciar após o TCE assinado e a entrega de toda a documentação solicitada e autorização dos responsáveis pelo Programa (é encaminhado um e-mail para a empresa e aluno autorizando o início do estágio).

 

40. Posso solicitar que meu estagiário inicie as suas atividades antes da assinatura da documentação e/ou autorização do Programa?

Não, pois o estagiário só terá vínculo com o Programa, após toda a formalização do estágio e autorização do início. Caso o estagiário inicie antes da nossa autorização, a responsabilidade por este estagiário, bem como os seus custos é da Empresa, que estará com um estagiário de forma irregular na empresa, podendo inclusive sofrer penalidades legais, conforme a Lei de Estágio Brasileira (Lei nº 11.788). Sendo assim, recomendamos que a Empresa permita que o estagiário inicie as suas atividades, somente após a nossa autorização, com o TCE assinado pelas Partes.

 

41. O que fazer caso um estagiário desista e/ou deixe de comparecer à empresa?

Informe-nos imediatamente, para que o Agente de Integração possa realizar os trâmites necessários.

 

42. Quando o estagiário poderá tirar o recesso?

O recesso será proporcional aos meses trabalhados. O estagiário que cumprir os 4 meses, terá 10 dias de recesso. Ou seja, quando completar 3 meses e 20 dias, deverá sair de recesso, usufruindo os 10 dias previstos.

 

43. O que fazer após finalizar os 4 meses de estágio?

Pelo Programa o estágio é de apenas 4 meses e não há renovação. Após este período, o Agente de Integração envia à Empresa o Termo de Realização de Estágio que deve ser assinado pela empresa e pelo estagiário, formalizando o fim do estágio, além de uma avaliação de desempenho em que a Empresa avalia o aluno e o aluno avalia a Empresa.

 

44. Posso continuar com o candidato como estagiário?

Sim, neste caso, é necessário formalizar um novo Termo de Compromisso de Estágio com a Instituição de Ensino.Sendo que as obrigações correlatas, incluindo a bolsa auxílio e os benefícios, passarão a ser custeados integralmente pela Empresa Concedente. E neste caso, o aluno poderá estagiar pelo período máximo de 1 ano e 8 meses, pois já estagiou 4 meses na empresa, e pela Lei só é permitido 2 anos de estágio na mesma empresa.

 

45. Quero efetivar o estagiário durante o período do Programa Universitário-Empresas. Como proceder?

Para efetivação do estudante durante o período do Programa, a Empresa deverá entrar em contato com o Agente de Integração, informando sobre a intenção de efetivação do estagiário, para que o Agente instrua a Empresa com os procedimentos de encerramento do termo de compromisso de estágio e formalização do período de recesso proporcional, que deverão ser gozados pelo aluno antes da efetivação.

 

46. O estagiário desistiu/ foi efetivado. Posso solicitar a realocação/reposição?

A reposição só acontecerá se a notificação da desistência/efetivação ocorrer dentro do período de 2 meses após o início do estágio, apenas uma vez, dentro da vigência do Programa. O novo candidato será contratado para estagiar apenas durante o prazo remanescente do Programa, cuja duração máxima é de 4 meses. Caso a desistência/efetivação ou notificação ocorrer fora deste prazo (a partir de 2 meses e 1 dia), a bolsa será cancelada e a não haverá reposição da vaga (o recesso proporcional é contado para calcular quantos dias o estagiário exerceu as atividades na empresa).

 

47. O estagiário pode exercer as suas atividades em um CNPJ diferente do aprovado pelo Programa (filiais)?

Não. O estagiário deve exercer as suas atividades somente no CNPJ aprovado pelo Programa, no endereço onde o respectivo CNPJ está estabelecido. Caso a empresa queira contratar para um CNPJ diferente (mesmo grupo de empresas - filiais, matriz e etc.), deverá realizar a inscrição deste CNPJ no Programa e ser avaliada quanto aos critérios de elegibilidade, conforme o Regulamento do Programa.

 

CONTATOS:

 

Central de Apoio às Empresas - Programa Universitário-Empresas

universitarioempresas@santandernegocioseempresas.com.br

(11)3553-8983/3610

 

Agente de IntegraçãoUniversia Brasil

universitarioempresas@universia.com.br

(11)3553-5185/5168

Acesso Empresas

Lembrar senha

Ir ao topo da página