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FAQ

Data de publicação 17/12/2018

Data de atualização: 02/01/2019

PRINCIPAIS DÚVIDAS:

 

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

 

SOBRE O ESTÁGIO

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

SOBRE O PORTAL

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DO ESTAGIÁRIO

 

DOCUMENTAÇÃO

 

TÉRMINO DE CONTRATO

 

RECESSO REMUNERADO


 

NOSSO CONTATO

 


PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

 
1. O que é Instituição de Ensino Superior - IES?
 
As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma (1). Federal, (2). Estadual ou (3). Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade. Já as IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro.
 
 
 
2. O que é o Agente de Integração?
 
São Instituições privadas que agem intermediando o estágio entre as empresas e as instituições de ensino.  Esses agentes podem identificar oportunidades de estágio, ajustar suas condições de realização, fazer o acompanhamento administrativo e encaminhar a negociação de seguros contra acidentes pessoais.No caso do Programa Universitário-Empresas o Agente de Integração do Programa é a Universia Brasil (SA) empresa do Grupo Santander.
 
 
 
3. Qual é o papel da Empresa Concedente no Programa? 
 
Proporcionar para os estagiários os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento supervisionado pelo gestor da empresa e o pagamento da Bolsa Auxílio Estágio.
 
 

SOBRE O ESTÁGIO:

 
4. O que é um Estágio?
 
Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, , da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
 
§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
 
§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho..
 
 
 
5. O que é TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?
 
 
O TCE é um documento celebrado entre o Agente de Integração, Aluno, Empresa Concedente e a Instituição de Ensino Superior, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, a modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.
 
 
 
6. Qual o valor da Bolsa Auxílio Estágio?
 
A Bolsa Auxílio Estágio é de R$300,00 por mês. Neste valor estará inclusos Auxílio Transporte e Recesso Remunerado que será realizado pela Empresa.
 
 
 
7. Qual o valor do Auxílio Educação?
 
A Bolsa Educação é de R$700,00 por mês, pagos pelo SANTANDER para que o mesmo aplique os recursos em seu crescimento educacional/profissional. 
 
 
 
8. A Empresa Concedente pode oferecer outros benefícios como Vale Refeição e/ou Vale Alimentação?
 
Sim, mas deverá informar na folha de pagamento. Por ser um estágio de 4 horas diárias, não é obrigatório e o Programa não contempla.
 
 
 
9. O estagiário deverá registrar sua presença em ponto eletrônico na empresa? Como será feito o controle de presença do estagiário?
 
No estágio não é necessário registro de ponto eletrônico, devendo ser respeitado o horário acordado no Termo de Compromisso de Estágio. A Empresa Concedente juntamente com o Aluno poderá fazer o controle de presença.
 
Em caso de desistência/abandono nos avise imediatamente através da caixa jurídica do Programa.
 
 
 
10. A Empresa Concedente deve realizar algum registro na carteira de trabalho ou incluir o aluno na Folha de pagamento da empresa?
 
O que formaliza o estágio é o TCE, sendo assim, não é necessário registro em carteira de trabalho. Em relação a folha de pagamento, a Empresa Concedente deverá incluir o aluno na sua folha de pagamento juntamente com os demais funcionários.
 
 
 
11. Como e quando é feito o pagamento da Bolsa Educação ao estudante?
 
O pagamento da Bolsa Educação (R$700,00) é feito pelo Agente de Integração, na conta corrente indicada pelo estagiário, em até 5 dias úteis, após 30 dias trabalhados, que serão contados a partir da data de início de estágio informada pelo Agente de Integração- durante os 4 meses de estágio (ou durante os meses trabalhados – em caso de finalização de estágio antes dos 4 meses previstos).
 
 
 
12. Como e quando é feito o pagamento da Bolsa Auxílio Estágio ao estudante? 
 
Os valores serão pagos diretamente pela empresa concedente, de forma mensal, a partir de 30 dias de atividades desenvolvidas pelo estudante. As datas de pagamento serão definidas pela empresa concedentes, de acordo com seus fluxos internos e deverão ser acordadas com o estagiário no momento da contratação. O Auxílio Transporte está incluso no valor da Bolsa Auxílio Estágio pagos pela Empresa, e a antecipação do auxílio transporte deverá ser verificado e acordado diretamente com a empresa.
 
 
 
13. Onde ficará o comprovante de pagamento do meu estagiário?
 
O estagiário terá acesso ao Holerite do Programa em sua conta corrente, através do Internet Banking, acessando opção: Utilidades > Informes/Consultas > Holerites/Contracheque (após a realização do pagamento em conta – 30 dias após o estágio, até o 5º dia útil do mês).
 
 
 
14. Qual é o período do estágio?
 
O estágio terá duração de 04 (quatro) meses, incluindo o período proporcional de recesso, com carga horária de 04 (quatro) horas por dia, de segunda a sexta feir
 
 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

 
 
15. O que é necessário para participar do Programa?
 
A participação no Programa é limitada as primeiras 1.100 vagas de estágio em empresas clientes do Banco Santander, desde que possuam as características abaixo descritas:
 
  • Correntista do Banco Santander com CNPJ regular na Receita Federal;
  • Pagamentos em dia de produtos de crédito e empréstimos;
  • Faturamento anual cadastrado no banco entre R$ 1,2 MM e R$ 200 MM;
  • Posse de produtos ativos de pagamento e recebimento, tais como: Cobrança, Pagamento a Fornecedores e Aquirencia, ou Folha de pagamento ativa no Santander, com pelo menos 10 CPFs únicos de funcionários cadastrados.
  • Caso haja a desistência de alguma empresa, esta será substituída por outra que atenda os critérios pré-estabelecidos e de acordo com a data e hora da inscrição (ordem de chegada).
 
 
16. Como é realizada a inscrição?
 
Para participar do Programa, as empresas interessadas devem acessar o Portal do Programa Universitário-Empresas (programaempresas.universia.com.br), preencher os dois formulários sobre a empresa e clicar em “Salvar”, em seguida preencher o formulário da vaga e clicar em “Publicar”. Consideramos inscrição completa, aquela que estiver com as informações completas/corretas da empresa e da vaga de estágio desejada.
 
Clique aqui e veja em 6 passo como o Programa funciona.
 
 
17. Tenho mais de uma empresa, posso cadastrar todas no Programa?
 
Se as demais empresas possuírem CNPJs diferentes, podem se cadastrar e participar dessa iniciativa.
 
 
 
18. O que acontece após a inscrição da empresa no Programa?
 
Após a inscrição, todas as Empresas serão avaliadas de acordo com os critérios (item 6) e receberão um retorno em até 3 dias úteis, pelo e-mail cadastrado, por isso, é importante que preencham o e-mail da pessoa que ficará responsável pela vaga.
 
 
 
19. Em caso de reprovação, o que fazer?
 
Entrar em contato com o Gerente da Conta Empresa (Jurídica) e verificar o motivo da reprovação.
 
 
 
20. Em caso de desistência após a inscrição, o que fazer?
 
Contatar o suporte do Programa, informando a desistência e o motivo. 
 
 
 

SOBRE O PORTAL:

 
 
21. Caso não estiver conseguindo realizar a inscrição no Programa através do Portal o que devo fazer?
 
Entre em contato e informe o problema: universitarioempresas@santandernegocioseempresas.com.br ou (11)3553-8983
 
Para o melhor funcionamento do portal, utilize os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.
 
 
 
22. Fiz a inscrição da empresa, mas não publiquei a vaga, como público agora?
 
A empresa deve acessar o Portal do Programa, com os dados de acesso criados no momento do cadastro e clicar em "Publicar vagas", preencher o formulário da vaga completamente/corretamente e clicar em Publicar.
 
 
 
23. Fiz a inscrição da minha empresa e publiquei a vaga, porém consta como “pendente de publicação”, o que devo fazer?
 
Se a inscrição for recente, a empresa deverá aguardar a análise realizada pelo Banco Santander, e o comunicado de aprovação/reprovação que será enviado por e-mail em até 5 dias úteis.
 
Caso a empresa já esteja aprovada (recebeu o comunicado informando que a vaga foi publicada) e a vaga consta como pendente, entre em contato para verificarmos o que ocorreu.
 
 
 
24. Quais são os meus dados de acesso?
 
A empresa cria o Nome de Usuário (e-mail) e Senha no primeiro formulário de inscrição, que uma vez salvos, já ficam computados no sistema e devem ser utilizados para acessar o cadastro da empresa.
 
 
 
25. Esqueci meus dados de acesso, o que devo fazer?
 
A Empresa Participante deverá clicar na opção “Lembrar senha” que está logo abaixo da caixa de Login e informar o e-mail cadastrado no Portal, para receber os dados de acesso.
 
Caso o e-mail informado não seja o cadastrado, o sistema não reconhecerá e será necessário informar o Suporte do Programa. É importante sempre verificar a Caixa de lixo ou Spam dos e-mails.
 
 
 
26. Onde visualizo os CVs dos candidatos interessados?
 
Uma vez que a vaga é aprovada, a mesma ficará ativa para inscrição dos alunos interessados. A empresa poderá acompanhar os CVs dos inscritos, acessando o portal com os seus dados de acesso criados no cadastro e clicando em "Ver minhas vagas" > "Candidaturas" > Clique no link azul, onde mostra o número de candidaturas e clique no nome de cada aluno para visualizar o CV.
 
 
 
27. Onde visualizo o Regulamento do Programa?
 
O Regulamento do Programa consta no Portal onde a empresa realizou a inscrição, no menu “Regulamento Empresas” no topo da página, ou através do link: https://goo.gl/EK9owT.
 
 
 
28. Onde a vaga ficará disponível para os alunos se candidatarem após a aprovação/ativação?
 
As vagas do Programa ficarão disponíveis no Portal do Programa para o acesso dos alunos através do link: http://programauniversitario.universia.com.br . É possível realizar buscas no site (campo de busca) através da cidade, estado ou o nome da empresa que publicou a vaga. Para cada empresa há um link específico que pode ser solicitado através da caixa jurídica do Programa, para que também a empresa possa divulga-la em seus canais.
 
 
 
29. Posso editar a minha vaga depois de cadastrada ou depois de aprovada?
 
Sim, acessando o Portal e clicando em "Ver minhas vagas" > "Ação" > clicar no ícone de Edição, ao editar, clicar em "Publicar". Caso a vaga seja editada, é necessário informar o suporte do Programa, para reativar a mesma.
 
Para as vagas que já foram aprovadas, recomendamos que edite se realmente for necessário, principalmente se desejar modificar o perfil. A empresa tem 15 dias para realizar todo o processo de seleção e isso implicará no atraso do processo.
 
 
 
30. Posso alterar os meus dados de acesso (nome de usuário e/ou senha)?
 
A empresa pode alterar os dados de acesso, bem como dados já cadastrados, utilizando as opções “Alterar senha” ou “Alterar dados”, após acessar o Portal com os dados de acesso atuais, na opção “Minhas Ferramentas” do Portal.
 
 

PROCESSO DE SELEÇÃO DO ESTAGIÁRIO:

 

 
31. Quem fará a seleção do estagiário?
 
A seleção do aluno será realizada pela Empresa Participante que divulgou a vaga.
Lembrando que o aluno deverá realizar o estágio dentro da área do seu curso, em atividades que tenham ligação direta com os conteúdos observados em sala de aula.
 
 
 
32. Posso indicar um candidato para a vaga?
 
A empresa pode indicar um candidato para a vaga que não esteja inscrito no Portal do Programa, porém, o mesmo deverá acessar o link da vaga da sua empresa e realizar a inscrição para seguirmos com o processo.
 
 
 
33. A Empresa Concedente pode indicar um aluno que já é estagiário na Empresa para receber só a Bolsa Educação?
 
Não. Para que o aluno possa participar do Programa, deverá se inscrever no Portal e estar de acordo com as condições, como período e carga horária do estágio, valor da Bolsa Auxílio Estágio e Bolsa Educação. Assinando e colhendo as assinaturas do TCE (Termo de Compromisso de Estágio).
 
 
 
34. Quanto tempo a Empresa terá para realizar todo o processo de seleção e indicar o finalista para sua vaga?
 
A Empresa Participante terá 15 dias para realizar todo o processo de seleção e informar o candidato finalista, a partir do comunicado enviado pelo Programa, confirmando a aprovação/ativação da vaga no Portal.
 
 
 
35. Caso a empresa não cumprir o prazo estipulado para a indicação, ou não for possível cumprir o prazo, o que deve ser feito?
 
Caso a empresa não cumprir o prazo estipulado para a indicação do finalista (15 dias) a Empresa Participante poderá ser desclassificada do Programa. Por isso, é importante nos avisar antes do prazo encerrar (com antecedência) para analisarmos o caso e possivelmente prorrogarmos a vaga por mais alguns dias.
 
 
 
36. Se os currículos recebidos pelo Portal do Programa não estiverem aderentes ao perfil que a empresa está buscando, ou se não tiverem CVs suficientes para análise, como devemos proceder?
 
A Empresa Participante deve nos avisar com antecedência (antes do prazo estipulado para a indicação encerrar), para podermos auxiliá-los, reforçando a divulgação da vaga. Caso não identifique candidatos adequados no Portal do Programa (seja por perfil, região distante, entre outros), poderá fazer o recrutamento direto em outras fontes –  base própria de currículos, indicações, etc. Nestes casos, pedimos que orientem o candidato finalista a se inscrever na respectiva vaga através do Portal do Programa (http://programauniversitario.universia.com.br/)
 
 
 
37. Candidatos de Cursos Técnicos, Ensino Médio ou Pós-Graduação poderão participar deste Programa?
 
Não. Para participar deste Programa, são elegíveis apenas alunos matriculados em curso superior de graduação (tecnólogo, bacharel ou licenciatura).
 
 
 
38. O que fazer após selecionar o estagiário?
 
Informar o candidato sobre a sua aprovação no processo e preencher o formulário através da URL: https://goo.gl/xi9rSn com todos os dados completos. Aguardar informações sobre os próximos passos em até 48h úteis.
 
 
 

DOCUMENTAÇÃO:

 

 
39. O que é o TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?

O TCE é um documento celebrado entre o Agente de Integração, Aluno, Empresa Concedente e a Instituição de Ensino Superior, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, a modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.
 
 
 
40. Quem é responsável pela formalização do TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?
 
Após receber o finalista, o Agente de Integração iniciará o processo de formalização do TCE. O KIT ADMISSIONAL, será enviado via e-mail para o candidato e para a Empresa Participante. Nele constará o TCE e informações sobre as demais documentações a serem entregues.
 
 
 
41. Quem deve assinar o TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?
 
O TCE é assinado pelo Agente de Integração (já é enviado ao candidato com a assinatura digital), o Aluno, a Empresa e a IES, respectivamente.
 
 
 
42. Quando o estagiário poderá iniciar as atividades?
 
O estagiário deve iniciar na data indicada no TCE. Porém, ele só poderá iniciar após o TCE assinado e entrega de toda a documentação solicitada e autorização dos responsáveis pelo Programa (é encaminhado um e-mail para a empresa e aluno autorizando o início do estágio).
 
 
 
43. Posso solicitar que meu estagiário inicie as suas atividades antes da assinatura da documentação e/ou autorização do Programa?
 
Não, pois o estagiário só terá vínculo com o Programa, após toda a formalização e assinatura de toda a documentação do estágio e autorização do início.
Caso o estagiário inicie antes da nossa autorização, a responsabilidade por este estagiário, bem como os seus custos é da Empresa, que estará com um estagiário de forma irregular na empresa, podendo inclusive sofrer penalidades legais, conforme a Lei de Estágio Brasileira Lei nº 11.788.
 
 
 

TÉRMINO DE CONTRATO:

 

 
44. O que fazer caso um estagiário desista e/ou deixe de comparecer à empresa?
 
Informe ao Agente de Integração para que possa realizar a Rescisão do estágio e os trâmites necessários.
 
 
 
45. O que fazer após finalizar os 4 meses de estágio?
 
Pelo Programa o estágio é de 4 meses e não há renovação. Após este período, o Agente de Integração envia à Empresa o Termo de Realização de estágio que deve ser assinado pela Empresa Concedente e pelo estagiário, formalizando o fim do estágio, além de uma avaliação de desempenho em que a Empresa avalia o aluno e o aluno avalia a Empresa.
 
 
 
46. Posso continuar com o candidato como estagiário?
 
Sim, neste caso, é necessário formalizar um novo Termo de Compromisso de Estágio com a Instituição de Ensino Superior. Neste caso, o aluno poderá estagiar pelo período máximo de 1 ano e 8 meses, pois já estagiou 4 meses na empresa, e pela Lei só é permitido 2 anos de estágio na mesma empresa.
 
 

47. Quero efetivar o estagiário durante o período do Programa Universitário-Empresas. Como proceder?
 
 
Para efetivação do estudante durante o período do Programa, a Empresa deverá entrar em contato com o Agente de Integração, informando sobre a intenção de efetivação do estagiário, para que o Agente instrua a Empresa com os procedimentos de encerramento do termo de compromisso de estágio e formalização do período de recesso proporcional, que deverão ser gozados pelo aluno antes da efetivação.
 
 
 
48. O estagiário desistiu/ foi efetivado. Posso solicitar a realocação/reposição?
 
A reposição só acontecerá se a desistência/efetivação ocorrer dentro do período de 2 meses após o início do estágio. O novo candidato será contratado para estagiar para o prazo remanescente do Programa, cuja duração máxima é de 4 meses. Caso a desistência/efetivação ou notificação ocorrer fora deste prazo (a partir de 2 meses e 1 dia), a Bolsa Educação será cancelada e a não haverá reposição da vaga.
 
 

RECESSO REMUNERADO:

 

 
49. Quando o estagiário poderá tirar o recesso?
 
O recesso será proporcional aos meses trabalhados. O estagiário que cumprir os 4 meses, terá 10 dias de recesso. Ou seja, quando completar 3 meses e 20 dias, deverá sair de recesso, usufruindo os 10 dias previstos.
 
 
 
50. Caso o estagiário ou a Empresa Concedente solicite o Término do Contrato, o mesmo tem direito ao recesso remunerado?
 
Deverá entrar em contato com o Agente de Integração, para que possa formalizar toda documentação e verificar se o aluno tem direito ao recesso remunerado de acordo com o tempo que estagiou.
 
 
 

NOSSO CONTATO:

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail: universitarioempresabr@universia.com.br  ou por meio do telefone: (11) 3553-8983/5391.O prazo de retorno é de até 48 horas, dentro do período comercial, de segunda a sexta-feira.
 
Para demais dúvidas sobre Lei de estágio e eSocial, acesse também a nossa Cartilha de Estágio.

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